Reflexo de Flehmen

O sorriso do potro

12 de março de 2019

O reflexo de Flehmen, ou "risada de cavalo" é o ato de elevar o lábio superior enquanto, também, eleva a cabeça. Este é outro comportamento que pode assustar um novo criador. Ele é resultado do uso de um órgão especializado com características semelhantes ao olfato, presente somente nos mamíferos quadrúpedes. Os machos jovens tendem a mostrá-lo mais que as fêmeas. Os potros podem mostrá-lo no primeiro dia de vida e de hora em hora durante a primeira semana. Os machos, também, mostram o Reflexo de Flehmen em resposta ao ato de urinar da égua, mas, podem reagir da mesma forma a outros estímulos olfatórios como a presença de flores, etc. Para saber mais sobre o Reflexo de Flehmen clique aqui.

Alguns veterinários acreditam que os potros se comportam assim devido à presença de produtos químicos na urina da égua que estimula o crescimento e desenvolvimento deles.

Curiosidade

Os potros recém-nascidos urinam nas primeiras horas de vida. Os machos urinam mais cedo que as fêmeas.

Continue acompanhando aqui pelo portal e pelas redes sociais a série, “Cuidados com os potros”, produzida pela equipe de jornalismo da ABCCMM. A série traz curiosidades e dicas preciosas elaboradas pela médica-veterinária, Valéria Maria de Andrade Almeida.

 

Redação Aline Perucci/ABCCMM

Histórico