Ya Primo repete exibição do Derby e vence o GP Longines Latinoamericano (gr.I)

Chilenos ocuparam os cinco primeiros postos na prova disputada em sentido anti-horário.

12 de março de 2019

No Club Hípico Santiago, produtos de 3 e mais anos disputaram, no domingo (10), a 35ª edição do Gran Premio Longines Latinoamericano (gr.I), em 2.000m na pista de grama (sentido anti-horário), com US$ 500 mil de dotação. Vitória do atual derby winner chileno, Ya Primo, 3 anos, filho de Mastercraftsman e Yo Quisera (Special Quest), de criação do Haras Don Alberto e propriedade do Stud La Pacita.

Mantido no centro do pelotão, por Jeremy Laprida, Yo Primo acompanhou, à distância, o ritmo frenético emplacado por Brown Storm (Scat Daddy), que liderou a prova até os últimos 200 metros. Nessa altura, Ya Primo ultrapassou o ponteiro, sem briga, arrancando, com disposição, para o disco.

Nombar, a 3 corpos e ¾, formou a dupla do treinador Guillermo Aguirre, bem como do reprodutor Mastercraftsman, que figura como um dos destaques da nova geração de reprodutores da Coolmore. Brown Storm foi o terceiro, finalizando os também chilenos Penn Rose (Dylan Thomas) e El Expresso (Tumblebrutus) no complemento do marcador.

Fillmore (por Wild Event, de Black Opal Stud), que chegou a dar alguma impressão na entrada da reta, foi o décimo segundo. Hassenah (por Red Runner, do Stud A.M.L.), a décima quarta.

Ya Primo obteve a quinta vitória em 9 saídas. Além do Derby Chileno (gr.I), venceu o Clásico Juan S. Jackson (gr.II) e o Clásico Preparacion Luis Cousino (gr.III). Essa foi a última apresentação de Ya Primo, na América do Sul. O corredor, que teve parte de sua propriedade adquirida por Sol Kumin, seguirá campanha nos Estados Unidos, sob os cuidados de Chad Brown. Tempo de 1:56.68.

A vitória de Ya Primo confirmou 100% de aproveitamento dos chilenos, em edições do páreo realizadas no Club Hípico Santiago.

Na mesma reunião, éguas de 3 e mais anos disputaram a Longines Cup Luis Campino (gr.III), em 1.800m na grama. Venceu Lluvia de Plata, 3 anos, filha do nosso conhecido Holy Roman Emperor e Lluvia Impactante (Total Impact), de criação e propriedade do Haras Don Alberto. Para Holy formou a dobrada das filhas de Holy Roman Emperor treinadas por Guillermo Aguirre – a exemplo do que ocorreu no Latinoamericano. A ganhadora foi conduzida por B. Leon e parou os relógios no tempo de 1:46.21. A brasileira Miss Carola (por T. H. Approval, do Haras Phillipson) finalizou em décimo quarto.

 
Redação ABCPCC
Capa: Ya Primo venceu com facilidade.
Imagem: Marília Lemos

 
21/03/2019 Rio de Janeiro: comissários estipulam limite ao uso do chicote

Rio de Janeiro: comissários estipulam limite ao uso do chicote

21/03/2019 Saiba os detalhes da cerimônia do Troféu Eficiência 2019

Saiba os detalhes da cerimônia do Troféu Eficiência 2019

19/03/2019 Dom Roxão JR brilha na Aberta do Derby em Bezerros

Dom Roxão JR brilha na Aberta do Derby em Bezerros

19/03/2019 Comportamento

Comportamento

19/03/2019 Pelotas define os primeiros finalistas para a Morfologia da Expointer

Pelotas define os primeiros finalistas para a Morfologia da Expointer

19/03/2019 Obras para a pista de grama começarão nesta semana

Obras para a pista de grama começarão nesta semana

19/03/2019 Bom nível técnico na largada para formação do Time Brasil de Adestramento no Pan 2019

Bom nível técnico na largada para formação do Time Brasil de Adestramento no Pan 2019

18/03/2019 Grand Prix Haras Raphaela já atingiu 4,8 mil inscrições

Grand Prix Haras Raphaela já atingiu 4,8 mil inscrições

Histórico