Saúde Animal – O Cuidado Com Os Pelos Dos Cavalos

Existem alguns cuidados e procedimentos básicos essenciais para que o pelo do seu animal possa estar em boas condições de higiene e beleza, sendo estes ainda mais importantes para cavalos de competições ou exposições.

27 de dezembro de 2017

 

 

Existem alguns cuidados e procedimentos básicos essenciais para que o pelo do seu animal possa estar em boas condições de higiene e beleza, sendo estes ainda mais importantes para cavalos de competições ou exposições.

 

Primeiramente, é preciso escolher um local bem iluminado e arejado para cuidar do cavalo. Este, aliás, é um momento de grande importância entre o dono e seu animal, e que irá estreitar a relação de confianças entre ambos.

 

A escovagem é um dos procedimentos principais para que o pelo fique sempre brilhante e possa ser renovado. É aconselhável que seja realizada, com uma escoava dura, principalmente depois da cavalgada.Isso pode ajudar aliviar a tensão do animal, por conta da fricção parecida com uma massagem, além de retirar a sujeira.

 

 

Se seu cavalo fica no estábulo, você precisará tratá-lo diariamente para manter seu revestimento saudável. Você terá de desembaraçar a sua juba e rabo, e gentilmente tirar qualquer carrapicho que possa ter se formado.

 

Com um pente solte a lama seca ou outras sujeiras. Comece com uma escova mais grossa, e finalize com uma mais leve. Seja cuidados e use uma ferramenta de aliciamento mais leve na cabeça do cavalo e nas áreas ósseas das pernas.


Banhe o seu cavalo em dias quentes. Certifique-se de usar shampoo anti fungos. Com a água, o óleo na pele do seu cavalo é removido durante o banho. Você terá de banhá-lo quando não estiver chovendo, ou terá que colocar um cobertor a prova d’água nele depois do banho.


Penteie a juba usando um pente plástico com dentes largos. Certifique-se de desembaraçar onde for necessário com seus dedos. Não corte nenhuma parte da juba, pois demora meses para crescer. Evite puxar as partes embaraçadas, pois isso afina e encurta o rabo e a juba do cavalo.

 

Neste momento é preciso tomar cuidado com a região da barriga do animal, muito sensível, além de ser aconselhável não permanecer na região de trás do animal, sob o risco de coice.

 

Há produtos muito bons, a base de biotina e metionina, que podem ser passados no pelo para ajudar a fortalecê-los.

 

Existem ainda medicamentos específicos à base de vitaminas e que podem também contribuir para torna-los mais brilhantes e sedosos.

 

Os banhos são indicados sempre que possível, sobretudo depois que o animal percorrer certas distâncias, para limpar o seu suor e melhorar o aspecto visual.

 

É aconselhável o uso de sabão neutro, embora existam tipos de shampoos específicos e com melhores resultados.

 

Os cuidados com os pelos dos animais podem ser mais extensos e detalhados, de acordo com o grau de cuidado de cada dono. Há inclusive muitos cursos sobre o assunto no Brasil.

 

Fonte:Por fora das pistas

 

12/01/2018 ABCCC Projeta Ano Promissor Para O Cavalo Crioulo

ABCCC Projeta Ano Promissor Para O Cavalo Crioulo

11/01/2018 Mrs. McDougal e potro de American Pharoah alcançam os sete dígitos em Keeneland

Mrs. McDougal e potro de American Pharoah alcançam os sete dígitos em Keeneland

11/01/2018 10 Anos De Dom Roxão: O Início Da Carreira

10 Anos De Dom Roxão: O Início Da Carreira

11/01/2018 MCLAIN WARD Larga Com Vitória Na Festival Equestre De Inverno

MCLAIN WARD Larga Com Vitória Na Festival Equestre De Inverno

10/01/2018 Filha de Tapit, Bellavais lidera preços no primeiro dia de vendas em Keeneland

Filha de Tapit, Bellavais lidera preços no primeiro dia de vendas em Keeneland

10/01/2018 10 Anos De Dom Roxão

10 Anos De Dom Roxão

10/01/2018 Horizonte De Encantos Nos Trilhos A Cavalo Em Aboim Da Nóbrega

Horizonte De Encantos Nos Trilhos A Cavalo Em Aboim Da Nóbrega

09/01/2018 Tupambaé Abre Calendário De Remates Da Raça Crioula

Tupambaé Abre Calendário De Remates Da Raça Crioula

Histórico