Cuidados Para Manter Um Cavalo Saudável

Para manter um cavalo saudável, é necessário equilíbrio entre alimentação, exercícios e boas condições de seu ambiente de vivência. É também importante manter a vigilância e possuir a sensibilidade de perceber quando algo está errado com o animal, e isso vem principalmente com a experiência ganhada no dia a dia.

26 de janeiro de 2018

 

 

Para manter um cavalo saudável, é necessário equilíbrio entre alimentação, exercícios e boas condições de seu ambiente de vivência. É também importante manter a vigilância e possuir a sensibilidade de perceber quando algo está errado com o animal, e isso vem principalmente com a experiência ganhada no dia a dia.

 

Alguns tópicos são importantes de serem seguidos na hora do cuidado com o equino, são eles:

 

– Verificação diária

Durante essas verificações deve-se procurar sinais de doenças, ferimentos ou lesões através da observação do animal ainda preso, avaliando sua totalidade.

 

Analisar os olhos, reparando se estão limpos, brilhantes e sem corrimento é de extrema importância, pois pode haver acúmulo de poeira e consequentemente irritação. O mesmo acontece com o nariz.

 

Com as mãos, o avaliador deve fazer movimentos descendentes em todo o corpo do animal, não esquecendo das patas, procurando por feridas, inchaços ou anormalidades.

 

Perceber a respiração medindo o pulso, e tirando a temperatura também são importantes para perceber se existem anormalidades com o cavalo.

 

É interessante também trotar o cavalo em uma superfície dura, pois desta forma dará para verificar se há claudicações, ou seja, dificuldades de se movimentar.

 

– Alimentação

alimentação varia muito de um cavalo para o outro, por isso é importante levar em consideração sua raça, idade e funcionalidade na hora de definir sua dieta. Se não houver uma alimentação adequada, o animal pode tanto sofrer de anemia, quanto ficar obeso. Se atentar para a disponibilidade de água limpa e fresca também faz parte de uma boa alimentação.

 

– Limpeza

A limpeza deve ser efetuada antes e depois da montaria no cavalo. Na maioria das vezes, é feita através da escovação, porém quando o equino está muito sujo, é necessário lavar com água e o shampoo adequado. Este é um ótimo momento para verificar a condição dos cascos e do pelo do animal, além de mantê-lo brilhante.

 

– Desparasitação

Precisam ser desparasitados de 4 a 6 vezes por ano, podendo variar dependendo de sua utilização, seu ambiente de descanso, sua alimentação e do contato mantido com outros cavalos. A idade, raça, resistência, época do ano e saúde do animal de modo geral são critérios que ajudam o médico veterinário a definir a vacina mais apropriada para o cavalo.

 

– Cascos

O recomendado é aparar os cascos do cavalo em média a cada 6 semanas. É interessante lavar cuidadosamente cada um dos cascos no final de cada passeio, verificando se existe algum tipo de lesão ou ferimento. O espaço prolongado entre cada ferração pode ser prejudicial ao equino, causando doenças e lesões profundas.

 

– Movimentação e exercícios

Os equinos precisam se exercitar para se manter saudáveis e em forma, além do enclausuramento causar estresse no animal, o tornando mais agressivo e pela falta de movimentação, mais fraco.

 

– Prevenção

Se houver acompanhamento por um médico veterinário, mesmo o animal estando com sua saúde em perfeito estado, as chances de adquirirem doenças diminui significativamente. Os maiores cuidados devem acontecer com potros, cavalos mais velhos e aqueles que já possuem algum tipo de doença ou problema de saúde.

 

Fonte: Meio Rural

15/02/2018 A criação de cavalos é prejudicada pela morte embrionária precoce (MEP)

A criação de cavalos é prejudicada pela morte embrionária precoce (MEP)

14/02/2018 30º Torneio de Verão abre temporada nacional do hipismo no CHS

30º Torneio de Verão abre temporada nacional do hipismo no CHS

14/02/2018 Potro Nasce Muito Grande: É Necessário Sempre Cortar A Vulva ?

Potro Nasce Muito Grande: É Necessário Sempre Cortar A Vulva ?

14/02/2018 Prova funcional do Mancha Crioula une famílias pelo cavalo

Prova funcional do Mancha Crioula une famílias pelo cavalo

06/02/2018 Égua Dá Trabalho Na Hora De Colocar O Bridão

Égua Dá Trabalho Na Hora De Colocar O Bridão

06/02/2018 Saúde Animal – Os Perigos Do Tétano Em Equinos

Saúde Animal – Os Perigos Do Tétano Em Equinos

05/02/2018 ABQM manifesta apoio às entidades de raças bovinas

ABQM manifesta apoio às entidades de raças bovinas

05/02/2018 Fanciful rende mais um Possolo para a criação Araras

Fanciful rende mais um Possolo para a criação Araras

Histórico