Conhecimento em foco

Pesquisa busca as medidas ideais para selas do MM

11 de dezembro de 2018

Com objetivo de informar tecnicamente os criadores e colaborar no processo evolutivo da raça, a ABCCMM apoia pesquisas acadêmicas. Entre os estudos, está o da gestora em Equinocultura, Bárbara de Oliveira Nacif Klein, orientado pela professora Adalgiza Carneiro de Rezende, do departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Com o título “Elaboração de modelos de sela para a raça Mangalarga Marchador”, elas estudam na tese de mestrado, a relação entre o Marchador e as selas utilizadas atualmente.

 

Segundo Bárbara Klein, a intenção é chegar em medidas de selas que proporcionem conforto e não agridam o animal. “Queremos fornecer informações para a fabricação de selas com tamanhos correspondentes à conformação da região toracolombar dos animais da raça, pois o uso de selas mal ajustadas ao longo do tempo leva, inicialmente, à dorsopatias em diferentes graus.”, relata.

 

CBM 2018

Durante as atividades do Campeonato Brasileiro de Marcha 2018, CBM ZEL CAFÉ, em Brasília (DF), os pesquisadores mensuraram alguns animais participantes do evento. Ao todo, foram mensurados 115 marchadores e coletadas medidas de altura, circunferência torácica, comprimento do dorso, largura do ligamento supra-espinhoso, quatro marcações de musculatura longíssimus, quatro ângulos tronco-lombar.

Pesquisa busca as medidas ideais para selas do MM

Bárbara enfatiza os reflexos que o uso dos adereços inadequados provocam no desempenho dos animais “Ao longo do tempo vai resultar em resistência ao trabalho, perda da flexibilidade das articulações, perda da elasticidade da musculatura e consequentemente esses animais mudam o padrão de coordenação do movimento, pioram o gesto de marcha, o diagrama e a estabilidade corpórea”, destaca a instrutora.

 

Na primeira fase do projeto “Características quantitativas e qualitativas das selas utilizadas na raça Mangalarga Marchador”, ocorrida durante a 37ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, no Parque da Gameleira em Belo Horizonte, foram coletados dados referentes aos modelos de selas utilizados pelos animais competidores.

 

Na ocasião, foram mesuradas mais de 130 selas utilizadas durante as disputas da Nacional. De acordo com a Bárbara foram coletadas informações gerais “modelo, fabricante, ano de aquisição e tempo de uso. Também foram avaliados os materiais utilizados na fabricação do exterior da sela, dos suadouros, dos estribos, mensuração das medidas quantitativas como comprimento horizontal, ponto de inserção do loro dos estribos em relação ao comprimento da sela, largura da sela, mensurada na porção cranial, medial e caudal da sela, altura da patilha e do cepilho. Bem como, o peso da sela foi mensurado com uma balança digital.”, informa. 

Nos próximos passos previstos pelo grupo, haverá avaliação termográfica da região toracolombar dos equinos e do suadouro das selas utilizadas na raça. E a mensuração da região toracolombar dos animais durante a 38ª Exposição Nacional do Mangalarga Marchador em julho de 2019.

 

A equipe tem a colaboração dos pesquisadores Mayara Gonçalves Fonseca, Luciana Kratschmer, Rafael Henrique Prado Silva, Débora Roque de Freitas Andrade, Igor Miranda de Abreu, Andreza Alvarenga Rabelo, Júlia Lopes Peixoto Estudante, Jamile Hegermann Cristeli, e Amanda Moreira Souza.

 

Redação Paula Magalhães/ABCCMM

17/01/2019 ABQM Awards e Hall da Fama premiarão os melhores da raça QM

ABQM Awards e Hall da Fama premiarão os melhores da raça QM

17/01/2019 Dezoito animais confirmados para o 51º GP Turfe Gaúcho

Dezoito animais confirmados para o 51º GP Turfe Gaúcho

17/01/2019 Balanço provisório dos leilões

Balanço provisório dos leilões

16/01/2019 Sanções foram aplicadas pelo The Jockey Club a criadora da Califórnia

Sanções foram aplicadas pelo The Jockey Club a criadora da Califórnia

16/01/2019 CSN2* 31º Torneio de Verão abre a temporada Hípica de 13 à 17/02

CSN2* 31º Torneio de Verão abre a temporada Hípica de 13 à 17/02

15/01/2019 Cristal: Divertida Halo levou o melhor páreo

Cristal: Divertida Halo levou o melhor páreo

15/01/2019 Yuri Mansur vence prova de velocidade em Internacional 5* na Suíça

Yuri Mansur vence prova de velocidade em Internacional 5* na Suíça

14/01/2019 EUA: aos 8 anos, Ohio vence stakes em Turf Paradise

EUA: aos 8 anos, Ohio vence stakes em Turf Paradise

Histórico