Como cuidar do seu cavalo durante o inverno

Nessa época do ano, algumas doenças tendem a aparecer com mais facilidade. É o caso da influenza equina, que é a gripe dos cavalos, e da adenite, popularmente conhecida como garrotilho, que têm maior incidência com o frio e a umidade do inverno. Conheça as recomendações do especialista para proteger os cavalos.

16 de junho de 2017

A equipe do Jornal da Pecuária entrevistou o médico veterinário Henrique dos Reis Noronha sobre os cuidados necessários com os cavalos durante o inverno. Nessa época do ano, algumas doenças tendem a aparecer com mais facilidade. É o caso da influenza equina, que é a gripe dos cavalos, e da adenite, popularmente conhecida como garrotilho, que têm maior incidência com o frio e a umidade do inverno. Conheça as recomendações do especialista para proteger os cavalos.

 

Providencie um abrigo

 

As doenças mais comuns no inverno podem ser prevenidas por meio de vacinação. Mas é importante que o criador disponibilize um abrigo para proteger os animais do vento e da chuva. O veterinário Noronha afirma que um capão de mato bem fechado ou um quebravento com taquaras já podem servir em locais que não dispõem de estábulo. Os cavalos podem passar o dia o campo e à noite, vão para o abrigo.

 

De olho na água

 

Em áreas onde as temperaturas caem muito, como no Rio Grande do Sul, é preciso prestar atenção à questão da água. Em dias muito frios, ela pode estar excessivamente gelada pela manhã, assim, antes de soltar os animais, melhor dar água no galpão ou abrigo. Os cavalos não bebem água muito gelada de cochos externos ou açudes.

 

Dá para reconhecer as doenças mais comuns da estação?

 

Normalmente, os primeiros sinais são tosse e sintomas respiratórios, similares aos dos humanos, como coriza e alguma apatia ou algum movimento semelhante a um espirro. A coriza é quase sempre bem clara tanto na influenza quanto na primeira fase da garrotilho. Depois na fase da adenite, ela tende a ser mais espessa, mais purulenta.

 

Forneça mais energia

 

No inverno, o cavalo precisa ter á disposição pasto e rações com maior nível de energia. Isso é importante porque seu organismo a transformará em calor, mantendo o controle de temperatura. De acordo com o veterinário, os nutrientes mais energéticos não são tão necessários durante o verão.

 

Cavalos para esporte, passeio e trabalho

 

Animais de trabalho e esporte naturalmente têm maior exigência nutricional, principalmente de energia. No inverno, essa exigência tende a ser ainda maior, para que eles mantenham a temperatura corporal. Além disso, esses cavalos tendem a se desidratar mais, tomar menos água por causa do frio. Fique de olho no fornecimento e na ingestão de água.

 

Banho no inverno pode?

 

Cavalos atletas e utilizados para o trabalho normalmente tomam banho após o serviço, para tirar areia e excesso de suor. Isso pode ser mantido durante o inverno, mas o animal não pode passar a noite molhado. Os trabalhos devem ser priorizados durante a parte da manhã, e o cavalo deve tomar banho logo após a atividade, para que tenham todo o dia para secar.

 

Cuidados com os potros

 

A maior atenção deve ser dada aos recém-nascidos, pois eles ainda não têm condições de manter sua temperatura estável, diz o fiscal agropecuário Richard Alves. Os potrinhos ainda estão se adaptando ao ambiente fora do corpo da mãe, e precisam receber um aporte nutricional para conseguir obter energia suficiente para sobreviver. Nos primeiros dias, devem ficar em lugar abrigado, recebendo o colostro e o leite da mãe.

 

Fonte:Freio de Ouro

27/06/2017 As Matrizes do Haras Vila Colonial

As Matrizes do Haras Vila Colonial

26/06/2017 Leite de égua ajuda no tratamento da Coqueluche

Leite de égua ajuda no tratamento da Coqueluche

26/06/2017 Animais Clonados já podem ser regularizados no SRG da ABCCMM

Animais Clonados já podem ser regularizados no SRG da ABCCMM

26/06/2017 Os finalistas do XL GP ABQM Potro do Futuro

Os finalistas do XL GP ABQM Potro do Futuro

26/06/2017 José Luiz de Carvalho vence a Copa Ouro CSN Santa Esmeralda em Paraopeba (MG)

José Luiz de Carvalho vence a Copa Ouro CSN Santa Esmeralda em Paraopeba (MG)

26/06/2017 Minas Gerais é líder nacional no uso de biotecnologia em reprodução de cavalos

Minas Gerais é líder nacional no uso de biotecnologia em reprodução de cavalos

26/06/2017 Pista de Avaré classifica Cavalos Crioulos para a Expointer

Pista de Avaré classifica Cavalos Crioulos para a Expointer

26/06/2017 Marlon Zanotelli (BRA) em 6º, a 1.45 m, no GCT de Mônaco. Vitória de Scott Brash

Marlon Zanotelli (BRA) em 6º, a 1.45 m, no GCT de Mônaco. Vitória de Scott Brash

Histórico