Com a genética dos campeões: nasce a filha de Arrogate e Songbird

Dois dos melhores animais do turfe norte-americano, vistos em ação nas últimas décadas, tiveram sua genética combinada. Como resultado, o nascimento de uma fêmea, no Kentucky.

31 de janeiro de 2019

Na última segunda-feira (28), veio ao mundo o resultado do cruzamento entre dois dos mais expressivos animais, vistos em ação, nas pistas norte-americanas, nos últimos anos. Conforme noticiado por Fran Angst no website da Blood Horse, nasceu, na Timber Town Farm, no Kentucky, uma potranca, filha dos campeões Arrogate e Songbird.

Múltipla ganhadora de G1 e detentora de dois Eclipse Awards (melhor potranca, de 2 e 3 anos), Songbird (filha de Medaglia d’Oro e Ivanavinalot, por West Acre) recebeu elogios de Wayne Sweezey, proprietário do haras – onde Mandy Pope, a dona de Songbird, mantém algumas reprodutoras.

“Em minha vida fiz o parto de milhares de éguas... E ela (Songbird) é uma das melhores que já passaram por aqui. Ela é uma égua muito, muito especial. Ela já era considerada especial, mas agora mais ainda devido ao profissionalismo com o qual ela pariu”, declarou Sweezey ao noticiário.

Segundo relato na reportagem, Songbird levou 15 minutos descansando, após o parto. Depois disso, levantou-se e foi de encontro à fêmea, recém-nascida.

Arrogate (Unbridled’s Song e Bubbler, por Distorted Humor), por sua vez, contempla o nascimento de sua primeira geração, neste semestre. Vitorioso – em atuações épicas – no Travers Stakes (gr.I), na Dubai World Cup (gr.I) e na Breeders’s Cup Classic (gr.I), o tordilho, quando posto em contato com Songbird, proporciona inbreedings em Forty Niner, Deputy Minister e Unbridled’s Song.

O tordilho serve na base norte-americana da Juddmonte Farms, a US$ 75 mil por cobertura.

Redação ABCPCC
Capa:Songbird deu à luz uma filha de Arrogate.
Imagem: Michelle Pitts/Blood Horse

Histórico