Cavalo De Desenho Animado Está Preocupando Veterinários

A tendência de criar animais mais “atraentes”, mesmo que isso prejudique sua saúde, chegou até os cavalos. Veterinários estão alertando para esse risco depois de uma imagem mostrando um potro semelhante a um desenho animado se espalhar pela internet.

25 de outubro de 2017

 

 

A tendência de criar animais mais “atraentes”, mesmo que isso prejudique sua saúde, chegou até os cavalos. Veterinários estão alertando para esse risco depois de uma imagem mostrando um potro semelhante a um desenho animado se espalhar pela internet.

 

As práticas de reprodução extremas já prejudicaram animais antes – buldogues franceses e pugs, por exemplo, precisam lutar para respirar porque seus rostos se tornaram esmagados ao longo do tempo para atender às demandas humanas.

 

Os veterinários acreditam que essa preocupante prática agora está acontecendo nos cavalos, depois que um fazendeiro norte-americano ofereceu um Colt árabe para venda com um estranho perfil côncavo, muito parecido com os cavalos dos desenhos animados.

 

A fazenda descreveu o cavalo como um passo em direção à “perfeição”, mas especialistas em equinos advertiram que o animal pode ter dificuldade em respirar e fazer exercícios com um nariz tão achatado.

 

O especialista em equinos do Reino Unido Tim Greet, do Serviço Veterinário Rossdales, em Newmarket, disse que, embora os árabes fossem conhecidos por suas características “côncavas”, o novo potro “leva as coisas a um nível ridículo” e disse que a deformidade poderia ser ainda pior para um cavalo do que para um cachorro.

 

“Cães, como o homem, podem respirar pela boca, mas os cavalos só podem respirar pelo nariz”, disse ele à revista Veterinary Record. “Eu suspeito que os exercícios seriam definitivamente limitados para este cavalo”.

 

O potro de nove meses, chamado El Rey Magnum, foi criado pela Orrion Farms, uma fazenda especializada em cavalos árabes em Washington, nos EUA. Desde o lançamento de um vídeo promocional no início deste mês, sob o título “Você não acreditará em seus olhos”, a fazenda recebeu interesse de todo o mundo.

 

“Este cavalo é um trampolim para se aproximar da perfeição”, garante o gerente da fazenda e conselheiro primário de criação da Orrion, Doug Leadley. Os veterinários dos EUA que examinaram o potro dizem que ele não tem problemas médicos ou respiratórios.

 

A reação pública até agora foi divergente. Algumas pessoas comentam que o cavalo é bonito, enquanto outras ficaram horrorizadas. Comentando as imagens, Adele Waters, Editora da publicação Veterinary Record, disse: “Meus primeiros pensamentos foram ‘isso é algum truque CGI?’. Muitos veterinários especializados em cavalos tiveram uma reação similar. Mas a verdade é que este é um cavalo real e foi criado para atender às demandas de um mercado particular que gosta de uma aparência particular. Onde isso vai acabar? É realmente tão ruim para um cavalo parecer um cavalo e não um personagem de desenho animado?”, questiona ela.

 

Jonathan Pycock, especialista em reprodução equina e presidente da British Equine Veterinary Association (BEVA), disse que o cavalo representava uma variação radical do que é normal. Ele advertiu que a forma da cabeça com um nariz achatado “não servia a algum propósito funcional e poderia colocar o cavalo em risco de problemas de respiração”.

 

“Embora seja obviamente impossível comentar sobre um animal individual com base apenas em evidências fotográficas, como princípio geral, qualquer tendência para a criação de formas extremas que possam afetar adversamente as funções normais deve ser condenada, por razões de bem-estar”, acrescenta a Dra. Madeleine Campbell, especialista em reprodução equina, especialista em bem-estar e ética animal e diretora da Equine Ethics Consultancy. “Isso se aplicaria igualmente à forma da cabeça que poderia comprometer a capacidade de respiração ou alimentação normais ou, por exemplo, a extremos de tamanho animal que possam comprometer a capacidade de dar à luz normalmente”. [Telegraph]

 

Fonte:Por fora das pistas

13/11/2017 As Expectativas do Futuro da Raça Campolina no Brasil

As Expectativas do Futuro da Raça Campolina no Brasil

13/11/2017 Fernando Schilis com Landritter do Feroleto II fatura GP do Ranking Hípica Paulista

Fernando Schilis com Landritter do Feroleto II fatura GP do Ranking Hípica Paulista

13/11/2017 José Luiz Guimarães com Echuka é o campeão do mini GP no 13º Ranking de Salto SHP

José Luiz Guimarães com Echuka é o campeão do mini GP no 13º Ranking de Salto SHP

10/11/2017 Leilão da Itapororó alcança R$ 6,22 milhões em vendas

Leilão da Itapororó alcança R$ 6,22 milhões em vendas

10/11/2017 Thiago Boechat volta ao pódio, agora como campeão de Rédeas, no Mundial AQHA

Thiago Boechat volta ao pódio, agora como campeão de Rédeas, no Mundial AQHA

10/11/2017 Penúltima Fase Do NNE De Hipismo Leva 32 Pernambucanos À Bahia

Penúltima Fase Do NNE De Hipismo Leva 32 Pernambucanos À Bahia

09/11/2017 O Julgamento de Morfologia e Andamento da Raça Campolina

O Julgamento de Morfologia e Andamento da Raça Campolina

09/11/2017 Seminário Sobre Bem Estar Animal Apresenta Ações Implantadas Em Eventos Da ABCCC

Seminário Sobre Bem Estar Animal Apresenta Ações Implantadas Em Eventos Da ABCCC

Histórico