Campeão revela segredos da prova de rédeas em cavalos

A prova de rédeas é uma das competições mais disputadas e famosas no mundo equestre na qual a parte psicológica do cavalo é muito exigida.

19 de junho de 2017

 

A prova de rédeas é uma das competições mais famosas dos esportes equestres e para conseguir realizar os movimentos com precisão é preciso muito treinamento e técnica. Para explicar como domar um cavalo a equipe do Canal Rural conversou com o maior vencedor nacional dessa modalidade, Gilson Diniz Filho, que mostrou alguns de seus segredos de montaria.

 

A prova de rédea exige muita sintonia entre cavalo e cavaleiro e, segundo Gilson, um dos principais segredos para o sucesso é o animal cumprir o percurso sem apresentar resistência aos comandos do competidor, transformando os movimentos executados em atos naturais e leves.

 

“O que a gente julga no cavalo de rédeas é a perfeição da manobra e a "finesse", que é o esforço que você precisa fazer para conduzir o cavalo. O grau de dificuldade varia com a velocidade, pois quanto mais rápido você conseguir conduzir o cavalo com perfeição, mais pontos você ganha”, disse Gilson.

 

A prova de rédeas é uma das competições mais disputadas e famosas no mundo equestre e o cavalo tem que ter no mínimo dois anos de treinamento para participar das primeiras disputas. O animal consegue competir em alto nível por até três anos, em média, já que essa é uma das modalidades que mais exigem do animal, com até oito manobras em cada percurso.

 

Gilson, uma lenda na disputa de rédeas, explica que a parte psicológica do cavalo é muito exigida nesse tipo de competição e, por esse motivo, ela tem a duração mais curta. Sua experiência de 30 anos de conquistas como o campeonato mundial e finalista do mundial é repassada aos mais jovens, como Fernanda Daher, que aos 13 anos já se diz apaixonada pelo esporte e dedica parte do seu dia aos treinos.

 

“Se você souber usar bem as rédeas, conseguirá fazer todos os movimentos de qualquer modalidade. O controle é feito além da rédea, indo dos pés até a cintura. O que eu mais gosto na prova é o spin e a parada, que formam um movimento bonito e causa um ótimo efeito”, disse a jovem.

 

Outro segredo, segundo Gilson, é tratar bem o cavalo. Além de muito treinamento, é fundamental a parceria entre homem e animal. “Muita gente sabe treinar cavalos, mas manter ele treinado por muito tempo é difícil, pois tem que fazer com que ele goste daquilo que está fazendo. Obrigar o cavalo a fazer uma coisa vai lhe render o resultado em um curto espaço de tempo, mas se você ensinar ele a fazer aquilo com prazer, ele vai fazer pelo resto da vida e com qualidade. Esse é o grande segredo”, disse.

 

Fonte:Canal Rural

27/06/2017 As Matrizes do Haras Vila Colonial

As Matrizes do Haras Vila Colonial

26/06/2017 Leite de égua ajuda no tratamento da Coqueluche

Leite de égua ajuda no tratamento da Coqueluche

26/06/2017 Animais Clonados já podem ser regularizados no SRG da ABCCMM

Animais Clonados já podem ser regularizados no SRG da ABCCMM

26/06/2017 Os finalistas do XL GP ABQM Potro do Futuro

Os finalistas do XL GP ABQM Potro do Futuro

26/06/2017 José Luiz de Carvalho vence a Copa Ouro CSN Santa Esmeralda em Paraopeba (MG)

José Luiz de Carvalho vence a Copa Ouro CSN Santa Esmeralda em Paraopeba (MG)

26/06/2017 Minas Gerais é líder nacional no uso de biotecnologia em reprodução de cavalos

Minas Gerais é líder nacional no uso de biotecnologia em reprodução de cavalos

26/06/2017 Pista de Avaré classifica Cavalos Crioulos para a Expointer

Pista de Avaré classifica Cavalos Crioulos para a Expointer

26/06/2017 Marlon Zanotelli (BRA) em 6º, a 1.45 m, no GCT de Mônaco. Vitória de Scott Brash

Marlon Zanotelli (BRA) em 6º, a 1.45 m, no GCT de Mônaco. Vitória de Scott Brash

Histórico