Aprenda como transportar o cavalo de forma correta!

Para cada transporte exige um cuidado diferente, assim como, para cada raça de cavalo. Não tenha mais dúvidas após seguir essas dicas!

13 de julho de 2018

Transportar e viajar com um cavalo ou com um pónei é algo comum para aqueles que estão envolvidos de algum modo com equinos. Seja para levar o animal para participar de um show ou competição, para o veterinário ou para um ferrador, ou até mesmo pegar uma grande carga de ração, é aconselhável que o transporte seja feito por alguém que esteja acostumado a dirigir com um grande trailer, ou engate de pescoço de ganso (quinta roda). Este artigo é sobre o transporte de cavalos nos principais meios de transportes: trailers, caminhões e engate de pescoço de ganso, e qual deles pode ser mais confortável para você manejar.

 

Usando um trailer

1 Instale o trailer. Certifique-se de que o seu trailer esteja corretamente instalado e seguramente fixo ao veículo de reboque, e que o veículo seja bem adequado para rebocar o peso. Faça uma completa inspeção de segurança, incluindo faróis de freio, pressão dos pneus e quantidade de combustível no tanque. Certifique-se de ter um celular, documentos legais e médicos do cavalo e um mapa ou direções no veículo de reboque. Esteja sempre preparado para eventuais problemas

 

2 Faça o seu reboque parecer convidativo para o seu cavalo. Os cavalos são fundamentalmente claustrofóbicos e raramente, ou nunca, entram em um pequeno espaço escuro. Se você tiver uma rampa de carregamento, abaixe-a e espalhe um pouco de feno sobre ela para fazê-la parecer mais familiar para o seu animal. Abra todas as outras portas e janelas para deixar entrar o máximo de luz possível. Se for possível, tente colocar um pouco de feno no interior do trailer em um lugar onde o cavalo o possa ver mesmo estando do lado de fora.

 

3 Prepare o seu cavalo para a viagem. Use sempre uma cabeçada ou cabresto com um protetor de cabeça e proteja as pernas com ataduras e botas especiais para serem usadas durante viagens. Você também pode optar por escovar o seu animal, se quiser. Se for um dia quente, talvez seja bom aplicar um spray anti-moscas para que o cavalo não se agite muito, reduzindo assim, as possibilidades de lesões. Use uma manta se achar que é necessário, mas tenha em mente que a temperatura dentro do trailer pode ser significativamente mais quente do que do lado de fora. Se houver alguma janela no trailer com tela de proteção, deixe-a aberta, mas não se esqueça de arriar a tela para que o cavalo não coloque a cabeça fora do trailer. Certifique-se de manter a calma durante todo o processo, pois o seu animal sentirá e reagirá a qualquer estresse.

 

4 Guie o seu cavalo para o interior do trailer. Conduza-o calmamente em direção à rampa ou degrau, até o interior do compartimento. Se ele estiver nervoso, deixe que um cavalo mais calmo entre primeiro ou entre você mesmo. A ideia é mostrar a ele que o trailer é um ambiente seguro e não ameaçador. Certifique-se sempre que o cavalo mais pesado, ou o cavalo viajando sozinho, fique do mesmo lado do motorista do trailer. O animal mais leve, ou o espaço vazio, deve encontrar-se na mesma direção do lado do passageiro. Se você tiver quaisquer outras questões sobre isso, consulte o seu treinador ou uma pessoa experiente com mais experiência.

 

5 Proteja o seu cavalo dentro do trailer. Feche todas as portas, trancando-as ou bloqueando-as. Verifique duas vezes se não há nenhuma porta ou janela que possa projetar-se para a pista vizinha. Se você receia que o seu cavalo se movimente muito durante a viagem, ou se está transportando mais de um cavalo, prenda-o(s) na barra de segurança dentro do trailer projetada para este uso. Se você preferir deixar o animal solto, verifique bem se o meio de transporte é seguro. Cavalos nunca devem ser capazes de tocar o nariz um do outro durante o tempo que ficarem sem supervisão dentro de em um trailer, isso poderia causar uma briga.

 

6 Inicie a viagem. Lembre-se de tentar evitar autoestradas e dirija sempre um pouco abaixo do limite de velocidade. Tenha em mente que qualquer decisão que você tomar pode colocar a sua vida e a do seu cavalo em risco. Pode ser uma boa ideia ter outro carro dirigindo atrás do trailer para que o motorista possa alternar faixas com você, lhe deixando bastante espaço para se mover.


Usando um caminhão

1 Verifique a segurança do caminhão. Certifique-se de que os documentos do caminhão estejam em ordem e que ele esteja apto para rodar nas estradas. Um mecânico especializado será capaz de inspecionar o veículo, ou você pode levá-lo para ser inspecionado pelo DETRAN. Você também pode fazer uma verificação de segurança básica, verificando o seguinte: lanterna de freio, pisca-piscas, pressão e qualidade dos pneus, combustível, água e qualquer fluido ou óleo necessário.

 

2 Prepare o cavalo para a viagem. Certifique-se de que o seu animal esteja pronto, muitos cavalos hesitam a primeira vez que eles viajam em um caminhão, já que muitos deles estão acostumados a serem transportados em trailers para 2 ou 3 cavalos. Mantenha tudo familiar, fazendo os mesmos procedimentos de preparação que você faria com um trailer. Ao contrário dos trailers, onde o interior pode se tornar bastante quente e os cavalos precisam apenas de uma manta leve, a maioria dos caminhões não é totalmente fechada e pode deixar passar correntes de ar. Isto significa que um cobertor leve pode ser o suficiente, no entanto, tenha um cobertor pesado disponível no caso da temperatura baixar. Botas especiais para viagens são essenciais, pois as rampas ou portas traseiras de um caminhão são bem mais íngremes e maiores do que as rampas usadas em trailers; se, na pior das hipóteses, o cavalo escorregar da rampa, ele poderá ferir suas pernas. Uma cabeçada com proteção para a cabeça é a mais adequada para viagens, no entanto, um cabresto de boa qualidade será suficiente. Você deve, no entanto, certificar-se de usar uma guia é de boa qualidade e mais longa do que uma guia normal. Pelo fato de em um em caminhão o gancho para amarrar a guia encontrar-se em uma posição diferente do que em um trailer (geralmente em uma posição mais alta), uma guia de maior comprimento será necessária para garantir a segurança e o conforto do cavalo.

 

3 Prepare o caminhão para a viagem. Se a rampa de entrada for íngreme, então será necessário colocar algumas aparas de madeira sobre ela para torná-la mais convidativa e para o animal não escorregar. A maioria dos caminhões tem frestas ou janelas para ventilação, abra-as para aumentar a luminosidade. Isso também vai tornar o interior mais convidativo. Os cavalos são facilmente atraídos por comida; para atrair os mais teimosos ou nervosos, coloque uma pilha ou um balde cheio de no chão do caminhão. A maioria dos caminhões tem rampas mecânicas que podem ser bastante barulhentas, por isso é melhor abaixar a rampa antes do cavalo aproximar-se do caminhão, assim há menos chance do barulho deixá-lo agitado ou nervoso. Certifique-se de ter todos os equipamentos necessários para a viagem, incluindo papéis de registro e documentação do animal, um kit de primeiros socorros para seres humanos e cavalos, um celular, uma lanterna, pneu sobressalente, equipamentos mecânicos como macaco para trocar pneus, chave de roda, etc, bem como água e comida para ambas as partes. Procure deixar tudo, ou a maioria, armazenado em um lugar de fácil acesso, como no porta-luvas ou na cabine.

 

4 Guie o cavalo para o veículo. Leve em consideração que muitos caminhões não têm divisões de espaço, porém, vários cavalos ficam felizes em compartilhar a proximidade uns dos outros. Se o seu animal nunca viajou antes, deixe que um cavalo experiente e gentil entre no caminhão primeiro, isto fará com que o ”marinheiro de primeira viagem” sinta-se mais confiante, e que corra menos chances de hesitar ou ficar agitado. No caso de estar transportando vários cavalos que nunca viajaram antes, deixe que o mais agitado entre primeiro, para evitar a possibilidade de ele deixar nervosos os animais aguardando a vez de entrar no caminhão. Tente colocar os mais fáceis de lidar por último, pois se houver algum problema durante a viagem, você terá menos problemas de tirá-los do compartimento se você tiver que parar no acostamento de uma estrada. Quando os amarrar, dê um nó na corda que possa ser desfeito rapidamente, e certifique-se de que cada cavalo esteja calmo e seguro antes de acomodar o próximo.

 

5 Comece a viagem. Muitas pessoas simplesmente dirigem sem se preocupar com a carga até chegar ao destino. Se você estiver fazendo um trajeto curto, então este provavelmente será o caso, mas se você pretende viajar por mais de 2 horas, então o melhor é planejar paradas ao longo do caminho. Os cavalos provavelmente estarão bem, mas se você ficar cansado você pode colocar a si mesmo e seus cavalos em perigo. Planeje suas paradas, e se você está indo para um show, reserve tempo extra para paradas curtas. Se a viagem for de longa distância, certifique-se de deixar seus cavalos saírem do caminhão e caminhe com eles ao redor; assim como seres humanos, eles precisam de circulação de sangue para as pernas e corpo. Se você tivesse que se sentar por horas a fio, suas pernas poderiam tornar-se insensíveis e dormentes, a mesma coisa acontece com os cavalos, por isso é necessário que eles se movimentem para manter uma boa circulação do sangue. Se você tem a sorte de ter um sítio de um amigo ou um haras onde possa ir para uma parada longa, ótimo, caso contrário, pesquise sobre lugares adequados onde parar com antecedência.




Usando um engate de pescoço de ganso

1 Faça uma inspeção para verificar a segurança. Certifique-se de que o veiculo esteja registrado e apto para ser usado na estrada. Um mecânico especializado será capaz de realizar uma inspeção precisa, ou você pode levar o veículo ao DETRAN. Você também pode fazer uma verificação de segurança básica no pescoço de ganso verificando o seguinte: lanterna de freio, pisca-piscas, pressão e qualidade dos pneus, combustível, água e qualquer fluido ou óleo necessário, trava de segurança e sistema elétrico.

 

2 Prepare o cavalo para a viagem. Certifique-se de que o seu animal esteja pronto para ser transportado; esse tipo de trailer é bastante confortável para um cavalo viajar em grande estilo, mas alguns animais podem estranhar um pouco o tamanho. Mantenha tudo familiar, fazendo os mesmos preparativos que faria com um trailer. Tal como acontece com os trailers comuns, o interior pode tornar-se bastante quente e, assim o cavalo precisará apenas de uma manta leve. Por outro lado, os trailers pescoço de ganso também podem ter correntes de ar se houver frestas de ventilação abertas ao invés de janelas fechadas. Uma manta provavelmente será o suficiente, todavia, prepare um cobertor mais pesado em caso do tempo esfriar. Botas especiais de viagens são essenciais, o piso desse tipo de trailer é bastante baixo e rampa é plana, isso devido às portas serem mais íngremes e abrirem em um ângulo maior do que em um trailer comum. Tome todas as precauções de segurança; se, na pior das hipóteses, o cavalo escorregar da rampa, ele poderá ferir suas pernas. Uma cabeçada com proteção para a cabeça é a mais adequada para viagens, no entanto, um cabresto de boa qualidade será suficiente. Você deve, no entanto, certificar-se de usar uma guia é de boa qualidade e mais longa do que uma guia normal. Pelo fato de em um em caminhão o gancho para amarrar a guia encontrar-se em uma posição diferente do que em um trailer (geralmente em uma posição mais alta), uma guia de maior comprimento será necessária para garantir a segurança e o conforto do cavalo.

 

3 Prepare o transporte para a viagem. Se a rampa de entrada for íngreme ou se o cavalo não está acostumado a viajar, então será necessário colocar algumas aparas de madeira sobre ela para torná-la mais convidativa e para o animal não escorregar. A maioria dos pescoços de ganso é fechada e tem frestas ou janelas para ventilação; abra as janelas ou frestas para aumentar a luminosidade. Isso também vai tornar o interior mais convidativo. Os cavalos são facilmente atraídos por comida; para atrair os mais teimosos ou nervosos, coloque uma pilha ou um balde cheio de no chão do trailer. Para os cavalos que viajam facilmente, basta ter uma rede de feno ou balde de alimentação disponível para a viagem. Já que a rampa não é muito íngreme, o animal geralmente não terá dificuldade de andar sobre ela, certifique-se, no entanto, de que a rampa e a porta estejam abertas antes de levar o cavalo para a perto do trailer. Certifique-se de ter todos os equipamentos necessários para a viagem, incluindo papéis de registro e documentação do animal, um kit de primeiros socorros para seres humanos e cavalos, um celular, uma lanterna, pneu sobressalente, equipamentos mecânicos como macaco para trocar pneus, chave de roda, etc, bem como água e comida para ambas as partes. Procure deixar tudo, ou a maioria, armazenado em um lugar de fácil acesso, como no porta-luvas ou na cabine.

 

4 Guie o cavalo até o pescoço de ganso como você faria guiando-o até um trailer comum. Leve em consideração que muitos desses tipos de trailers não têm divisões de espaço, porém, vários cavalos ficam felizes em compartilhar a proximidade uns dos outros. Se o seu animal nunca viajou antes, deixe que um cavalo experiente e gentil entre no caminhão primeiro, isto fará com que o ”marinheiro de primeira viagem” sinta-se mais confiante, e que corra menos chances de hesitar ou ficar agitado. No caso de estar transportando vários cavalos que nunca viajaram antes, deixe que o mais agitado entre primeiro, para evitar a possibilidade de ele deixar nervosos os animais aguardando a vez de entrar no caminhão. Tente colocar os mais fáceis de lidar por último, pois se houver algum problema durante a viagem, você terá menos problemas de tirá-los do compartimento se você tiver que parar no acostamento de uma estrada. Quando os amarrar, dê um nó na corda que possa ser desfeito rapidamente, e certifique-se de que cada cavalo esteja calmo e seguro antes de acomodar o próximo.

 

5 Comece a viagem. Muitas pessoas simplesmente dirigem sem se preocupar com a carga até chegar ao destino. Se você estiver fazendo um trajeto curto, então este provavelmente será o caso, mas se você pretende viajar por mais de 2 horas, então o melhor é planejar paradas ao longo do caminho. Os cavalos provavelmente estarão bem, mas se você ficar cansado você pode colocar a si mesmo e seus cavalos em perigo. Planeje suas paradas, e se você está indo para um show, reserve tempo extra para paradas curtas. Se a viagem for de longa distância, certifique-se de deixar seus cavalos saírem do caminhão e caminhe com eles ao redor; assim como seres humanos, eles precisam de circulação de sangue para as pernas e corpo. Se você tivesse que se sentar por horas a fio, suas pernas poderiam tornar-se insensíveis e dormentes, a mesma coisa acontece com os cavalos, por isso é necessário que eles se movimentem para manter uma boa circulação do sangue. Se você tem a sorte de ter um sítio de um amigo ou um haras onde possa ir para uma parada longa, ótimo, caso contrário, pesquise sobre lugares adequados onde parar com antecedência. Muitos trailers como este podem ser equipados com uma varanda para trailer. Se for possível acoplar uma varanda ao trailer, então esta pode ser a melhor opção para viagens interestaduais.

 


Dicas:

1 Tenha um kit de emergência em caso de acidentes/emergências durante a viagem.


2 Vestuário de viagem: Seu cavalo deve usar um cabresto durante a viagem. A maioria das pessoas sugere cabrestos de couro (não de nylon ou de corda). No caso de uma emergência, o couro é mais fácil de cortar. Dependendo do clima, você pode ou não querer cobrir o seu cavalo com um cobertor. Botas de especiais para transporte ou protetores de pernas podem ser bastante úteis também. As botas dão apoio extra e fornecem proteção contra lesões durante a viagem (certifique-se de as elas se encaixam no seu cavalo corretamente, caso contrário poderiam causar mais mal do que bem).

 

3 Adquira alguma experiência fazendo viagens curtas, antes de aventurar-se em viagens mais longas.

 

4 Se possível, obtenha um trailer cerca de 25 centímetros mais alto do que a altura do seu cavalo.

 

Os cavalos não familiarizados com reboques podem ter medo de entrar e podem se machucar se o condutor não for cuidadoso. É uma boa habituar o cavalo a entrar e sair do vagão ou trailer antes da viagem para que ele se acostume a andar em um local pequeno e escuro.

 

Certifique-se de preparar todos os equipamentos de segurança e itens necessários carregado no dia anterior, assim você não precisa se apressar nas primeiras horas da manhã para encontrar suas luvas ou quepe de hipismo, ou um cabresto personalizado.

 

Ao transportar um cavalo em um trailer para dois cavalos, posicione o cavalo no lado do condutor do veículo puxando o reboque.

 

Alimentos: Seu cavalo vai precisar de feno fresco para a viagem. Tenha em mente a distância a percorrer e a quantidade de alimento necessário. Você deve fazer pausas periódicas para dar de beber ao seu animal, mantendo-o sempre bem hidratado. Você pode achar que é mais fácil e mais econômico contratar alugar uma companhia de transporte de cavalo profissional.

 

Você pode querer usar um protetor de cabeça para um cavalo alto, no caso dele empinar dentro do trailer.

 

Requisitos de Saúde: Você vai precisar de um atestado de saúde do veterinário informando que o cavalo tem as suas vacinas em dia, bem como uma Guia de Trânsito Animal (GTA). Verifique as diretrizes estaduais antes de viajar para ver se há alguma vacina adicional necessária. Lembre-se: isto deve ser feito com antecedência, devido ao tempo que pode levar para obter a papelada.

 

Avisos

Cavalos tendem a perder 1-3 quilos de peso corporal para cada hora eles viajam no tempo fresco. Isto pode aumentar em clima quente, por isso certifique-se de que ele esteja bem hidratado em todos os momentos.

 

É melhor não oferecer grão como alimento antes de viajar, pois eles são mais difíceis de digerir.

 

Botas de transporte, ataduras, e protetores podem escorregar ou sair após algumas horas de uso. É importante verificar os revestimentos das pernas do seu cavalo periodicamente em viagens de mais de 4 horas. Se o protetor de pernas não for usado adequadamente, ele pode machucar as pernas do cavalo.

 

Tente não viajar durante a parte mais quente do dia. Se isso for inevitável, faça mais pausas paradas para dar água, permitindo que o cavalo saia do trailer para o ar fresco.

 

Apenas o transporte um cavalo extremamente doente se for absolutamente necessário. É melhor não expor um animal doente a outros cavalos.

 

Reboques e trailers não podem carregar peso ilimitado. Verifique o manual de fabricação e estimar o peso dos equipamentos e dos cavalos.

 

A fadiga é uma questão importante durante longas viagens. Certifique-se de estar pronto para a viagem e não cansado.

 

Cavalos são imprevisíveis, e as disciplinas hípicas são um dos esportes mais perigosos. Esteja preparado para tudo e qualquer coisa. É melhor não precisar e ter do que precisar e não ter.

 

Você pode ser um motorista competente, mas são com os outros motoristas na estrada que você precisa prestar atenção, certifique-se de que todas as precauções sejam tomadas para evitar um acidente. Por exemplo, acender os faróis adequados, acionar o pisca-alerta no acostamento, etc.

 

Materiais Necessários:

  • Atestado do veterinário
  • Comida (feno fresco)
  • Água
  • Trailer em boas condições
  • Cabrestos, cordas, mantas, protetores de pernas, etc.

Fonte: WikiHow

11/12/2018 Memory of Love desbanca os mais velhos na Gávea

Memory of Love desbanca os mais velhos na Gávea

10/12/2018 4ª Prova Team Penning do Bem em prol do Hospital de Amor

4ª Prova Team Penning do Bem em prol do Hospital de Amor

10/12/2018 Você sabia que os Campeões Paulistas ganham uma casaca exclusiva?

Você sabia que os Campeões Paulistas ganham uma casaca exclusiva?

10/12/2018 Você já viu um cavalo sorrindo?

Você já viu um cavalo sorrindo?

10/12/2018 Ciclo estral da égua: Informações importantes que você precisa saber

Ciclo estral da égua: Informações importantes que você precisa saber

10/12/2018 Atual campeão do NRHA Futurity de Rédeas, Jason Vanlandingham, estará no Brasil em Janeiro

Atual campeão do NRHA Futurity de Rédeas, Jason Vanlandingham, estará no Brasil em Janeiro

07/12/2018 Nacional e Potro do Futuro da Raça Paint Horse são sucesso de engajamento

Nacional e Potro do Futuro da Raça Paint Horse são sucesso de engajamento

07/12/2018 Porque os cavalos dormem em pé?

Porque os cavalos dormem em pé?

Histórico