Flavia Geantomasse

Flavia Geantomasse

A Equoterapia

06 de junho de 2016

- Flavia Geantomasse

                                                                  A Equoterapia
A equoterapia é um método terapêutico muito especial, ecada vez mais conhecido e reconhecido, mas muitos, quando se fala em equoterapia a imagem vinculada é a da criança com deficiência, que está sendo amparada por dois terapeutas e o condutor do cavalo a frente.  Realmente este é um lindo trabalho da equoterapia, mas não somente. Para o tipo de atendimento que citei acima, chamamos deHipoterapia que é um dos programas dentro da equoterapia.

Hoje gostaria de falar do programa Educação/Reeducação, direcionado tambémpara as crianças com dificuldades na aprendizagem escolar.

Em nosso Centro temos desenvolvido, desde 2008, um trabalho com crianças em idade escolar, e que apresentem alguma dificuldade na aprendizagem.

O foco deste trabalho é o desenvolvimento de habilidades cognitivas que estão na base do processo da aprendizagem mas o alcance vai muito além, dá a possibilidade dessas crianças estarem em um lugar diferente do que é conhecido por ela, onde estigmas de derrota, de não conseguir, estigmas  que perturbam a conduta pedagógica esperada e acarretam um prejuízo considerável no futuro social da criança, são substituídos por atividades de manejo e de montarias no cavalo. A equipe de terapeutas e equitadores substituem estes apontamentos negativos, pela possibilidade da criança estar em um ambiente equestre, aprendendo a dominar um animal tão poderoso e aprendendo esportes equestres variados.

A Equoterapia no programa Educação/Reeducação evolui a criança em todos os sentidos, que começa desde a criatividade da criança para se definir o que vai ser feito no dia, estimulando as ideias, depois é trabalhado o planejamento das ações, para que a ideia aconteça e finalmente a execução. Algumas crianças apresentam dificuldades em uma ou mais etapas e isto é trabalhado e corrigido, de uma forma indireta e prazerosa.

Estimular através do mundo do cavalo, as bases do aprendizado infantil, como memória, atenção, o planejamento do que será feito, estimulando a noção espacial e temporal, os cuidados exigidos pelo cavalo (alimentação, higiene entre outros), o encilhamento, estimulando as noções corporais e de lateralidade, o que será feito com o cavalo montado (percursos de pista, resolução de problemas). São muitos os canais a se abrirem, estes estímulos chegam ao sistema nervoso e a criança vai ampliando seu repertório de ações e soluções. Este trabalho serve para que as crianças aumentem a absorção dos conteúdos pedagógicos passados nas escolas.

Desta maneira aumenta-se a auto estima, o auto cuidado destas crianças e jovens! A equoterapia é realmente um método que deve ser difundido e conhecido, pois sua abrangência é muito maior, e o cavalo é um poderoso Instrumento, para isto.