Suyanne Cruz

Suyanne Cruz

Nutrição Equina

Óleos na suplementação de equinos : Necessário ou Modismo?

11 de maio de 2016

- Suyanne Cruz

Óleos  na suplementação de equinos :  Necessário ou Modismo?

Suyanne Cruz,Nós criadores sabemos o quanto nós adoramos suplementar nossos animais, seja para melhorar pêlo, casco, peso, desempenho atlético, prevenir doenças articulares e etc. Mas essa suplementação é realmente necessária?  Vejamos...

 

As diversas competições atléticas  exigem cavalos para correr, saltar, girar, esbarrar , percorrer longas distâncias. Isto provoca uma enorme pressão sobre a nutrição destes animais. Como tal, um cavalo de alto desempenho pode não conseguir atingir o seu potencial atlético ou um atleta experiente pode não ficar no topo do seu desporto por causa de uma má nutrição, seja pelo excesso ou falta.  Problemas Nutricionais podem  ser um fator limitante na carreira de um campeão.

 

Desde os primórdios, o volumoso (pasto), é a base alimentar do cavalo por conter grandes quantidades de fibras  em sua composição, o que proporciona o bom funcionamento do trato gastrointestinal. No entanto, seu uso exclusivo não supre as exigências energéticas dos animais atletas, necessitando estes de uma suplementação alimentar. Por esse motivo, entre outros, as rações concentradas, compostas basicamente por grãos de cereais, são vastamente utilizadas como fonte energética.

 

Porém, a ingestão excessiva desse concentrado tem ocasionado distúrbios gastrointestinais e metabólicos nos equinos, promovendo desequilíbrio na microbiota ao atingir o ceco, resultando em cólicas. A ocorrência dessa síndrome, além de levar a prejuízos econômicos pode resultar em óbito.

 

Então agora entramos num dilema... Temos um limite para administrar a ração para os nossos animais, que se ultrapassado pode trazer sérios problemas. Então como posso aumentar a energia da dieta do meu animal de uma forma segura? .  Pesquisas publicadas em revistas especializadas mostram que a inclusão de óleo na dieta ajuda a compensar o déficit energético e reduzir a fadiga muscular.

 

Para equinos que realizam atividades de longa duração ou esta é predominante, os ingredientes energéticos, como os óleos, estão sendo cada vez mais utilizados por disponibilizarem energia lentamente para o organismo.
O uso de um mix de óleos se torna muito interessante em várias categorias animais. pois além do aporte energético eles desempenham varias outras funções.

 

Óleo de linhaça, Regulação das funções celulares  e cicatrização de tecidos atuando numa recuperação mais rápida de lesões esportivas.

 

Óleo de Arroz, redução da produção de lactato no músculo.

 

Óleo de salmão, possui Ômega-3 e os ácidos  graxos poli-insaturados que são conhecidos por  proteger o sistema cardiovascular.

 

Óleo de soja  melhora o condicionamento físico e aumenta a concentração do glicogênio muscular
Como vimos os óleos se utilizados da maneira correta só trazem excelentes benefícios aos animais, se tornando um ótimo custo beneficio. Existem diversos produtos comerciais que recomendam as quantidades diárias  para cada categoria animal.